O que é Empreendedorismo Social? É uma forma moderna de fazer

 

O que é Empreendedorismo Social - Planilha de dados
O que é Empreendedorismo Social - Planilha de dados

O que é Empreendedorismo Social? É uma forma moderna de fazer negócios que traz benefícios para toda uma coletividade. 

Isso é o capitalismo mais uma vez se transformando mediante as críticas do socialismo. 

Você já deve ter ouvido alguém falar de várias organizações que foram criadas por capitalistas, como Bill Gates, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, que não trabalham buscando o lucro e outras organizações criadas com fins lucrativos.

Podemos falar que


O Empreendedorismo Social foge totalmente de qualquer um dos modelos que acabamos de citar. 

Por essa razão o Empreendedorismo Social, hoje, é um modelo de negócio que mais está crescendo, tanto em tamanho, quanto em propósitos e apoio. 

Os Empreendedores Sociais na sua grande maioria, são pessoas que pesquisam novos modelos que podem resolver problemas da comunidade onde atuam. 

Essas pessoas estão dispostas a assumir riscos e se esforçam para criar mudanças positivas na sociedade por meio de suas iniciativas.

Esses Empreendedores


Podem acreditar que esta prática é uma forma de se conectar com o seu propósito de vida e ao mesmo tempo ajudar os outros a encontrar o seu propósito e unidos fazerem a diferença no mundo. 

Um número sem igual de organizações está aproveitando a força do Empreendedorismo Social como estratégia para abordar questões sociais como pobreza, jovens em risco, fome e outros problemas.

Não pense você que todas essas pessoas não estão visando alcançar lucros. 

Elas buscam o lucro sim, mas não somente para si mesmas, elas buscam o lucro para si e principalmente para beneficiar toda a sociedade.

Há certa confusão


Que envolve este assunto. Dessa forma, não é possível encontrar uma definição precisa a respeito desse tema que satisfaça todos os segmentos. 

É possível encontrar expressões como: Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Social empreendimento (SE), Empresas inovando para fins sociais (CSI). 

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é basicamente um conceito que engloba empresas privadas que estão almejando criar um impacto social. 

As Organizações Socialmente Responsáveis ​​são as que revisam sua conduta e comportamento visando à elaboração de práticas que criam uma situação de bem-estar para as pessoas de uma comunidade. 

Contudo na grande maioria das vezes, essa definição fica apenas na teoria, visto que grande parcela das organizações faz uso dessas ferramentas com o propósito de conseguir publicidade para melhorar a sua própria imagem. 

Social empreendimento (SE) Promove a resolução de problemas sociais, econômicos ou ambientais, com foco em regiões e grupos desfavorecidos.

Existem essencialmente Empreendedorismo Social de


Três categorias de agentes neste conjunto: as ongs, que procuram renda para não depender de financiamento de terceiros. 

Pessoas que têm como missão social iniciar a construção de negócios para alcançar pessoas socialmente vulneráveis e Pessoas que criam formas de resolver problemas sociais. 

Empresas inovando para fins sociais (CSI), sua missão, pode ser 100% voltada para o lucro. 

O lucro obtido, essas empresas, aplicam para resolver os problemas sociais.

O importante é o que o Empreendedorismo social faz


E não como são chamados esses projetos, mas sim a ideia de ajudar os mais carentes na resolução de problemas que eles enfrentam. 

No lugar da denominação Empreendedor social, você poderá encontrar é: Capitalista social, Inovador social e Filantropo de risco. 

O emprego de práticas éticas como a elaboração e uso de programas de responsabilidade social corporativa, abre portas para o sucesso dos negócios. 

Por essa razão, muitas empresas se vestem com as roupas do empreendedor social. 

Entretanto muitas, continuam levando as suas operações como sempre fizeram, ou seja, de empresa socialmente responsável não tem nada. 

Um Empreendedor Social autêntico tem o interesse de fazer negócios para o bem social maior e não apenas para a busca de lucros. 

Estas são, portanto, pessoas que desenvolvem o capitalismo social.

Os Empreendedores Sociais


Podem procurar e principalmente encontrar formas para a elaboração e produção de bens ecologicamente corretos que venham às comunidades carentes ou focar em atividades filantrópicas. 

Dessa forma está no radar dos empreendedores sociais, as empresas que oferecem pequenos empréstimos para desempregados ou pessoas de baixa renda que não têm acesso a outros serviços financeiros. 

Estão incluídos nessa atividade programas educacionais, prestação de serviços bancários em áreas desfavorecidas e ajuda a crianças órfãs. 

Todos esses programas estão voltados para o atendimento das demandas não satisfeitas em comunidades que são negligenciadas ou não têm acesso a serviços essenciais. 

A imagem deste artigo foi cedida por: Pixabay

Postar um comentário

0 Comentários